Eji Ogbe e os Ajogun - Ile Ase Ifatokun

Eji Ogbe e os Ajogun

História dos Ajogun Iku, Arun, Ejo e Ofo
Eji Ogbe

Informações sobre Odu Ifá

Nome do Odu Ifá Eji Ogbe
Outras Informações E a história dos Ajogun

História do Odu Ifá

Odu Eji Ogbe e a História dos Ajogun Iku, Arun, Ejo e Ofo

Os habitantes de Ile-Ife estavam sobrecarregados com problemas causados ​​pelos Ajogun (espíritos ruins que habitam este espaço – Aye) que assolavam aquela localidade. Esses Ajogun eram Iku (a morte), Arun (a doença), Ejo (a confusão) e Ofo (a perda). Quando todos os esforços empregados para combater os Ajogun falharam, eles procuraram a ajuda de Orunmilá.Eji Ogbe

Orunmilá trabalhou por dias mas todo seu esforço foi em vão. Frustrado, Orunmilá decidiu deixar Ile-Ife para nunca mais voltar. A caminho de casa, Orunmilá encontrou dois de seus seguidores, eles eram Amosu e Amore. Diante de Orunmilá Amosu e Amore perguntaram o que estava acontecendo em Ile-Ife. Imediatamente Orunmilá explicou-lhes o que estava acontecendo, além de contar sobre sua frustração em não conseguir remover os quatro Ajogun daquele lugar, causando problemas aos habitantes daquela cidade.

Os dois seguidores Amosu e Amore convenceram Orunmilá a não desistir, insistindo com ele e pedindo que consultasse Ifá. Depois de muita insistência ele concordou e juntos foram a um grupo de Awos (conhecedores dos mistérios, neste caso, os de Ifá). Esses Awos que também eram seguidores de Orunmilá consultaram Ifá, onde o Odu Eji Ogbe foi revelado.

O grupo de Awos garantiram a Orunmilá que as mensagens de Eji Ogbe garantem que os Ajogun seriam jogados fora, e que em seu lugar viriam Ire Aje (a Riqueza) Ire Aya (a Esposa), Ire Omo (os Filhos) e Ire Ogbo (A longevidade).

Orunmilá foi aconselhado a oferecer Ebo e levar 4 orogbo (fruto de origem Africana) e quatro sementes de pimenta da costa (Ataré) em seu Abira (bolsa que contém os itens de tralhado dos Awo) para iniciar uma jornada que terminaria após ir a uma encruzilhada (Orita) onde se unem quatro ruas.

Assim Orunmilá cumpriu o que fora revelado. Iniciando pelo Ebo e depois levou as sementes pimenta e os orogbo a encruzilhada que encontrou, juntamente com Amosu e Amore.

Em busca do Ajogun Iku

Ao chegar na encruzilhada encontraram Iku, ou seja, a morte. Amosu e Amore jogaram um dos orogbo e uma das sementes de pimenta que fora carregada em sua viagem juntamente com Orunmilá. Imediatamente após os ingredientes tocarem Iku a morte, ela começou a fugir. Amosu e Amore chamaram Orunmilá para segui-la e ver até onde ela iria.

A medida em que os três corriam atrás de Iku, eles percebiam que ele estava caindo. Chegando próximo de Iku, em vez de ver a morte, encontraram muito dinheiro. Orunmilá ficou surpreso e foi quando Amosu e Amore disseram a Orunmilá que a morte era a dona da riqueza. Eles disseram que todos que procuravam a riqueza sem responsabilidade e/ou ética moral eram candidatos a Iku, ou seja, a morte final, neste caso.

Em busca do Ajogun Arun

Retornando para a encruzilhada eles encontraram Arun (a doença). Desta vez o próprio Orunmilá pegou a semente de pimenta e o orogbo, repetindo o ato feito por Amosu e Amore a Iku, só que desta vez em Arun. Assim como Iku, Arun tentou escapar e novamente eles correram para seguir. Da mesma forma que Iku, Arun também caiu no chão. E quando eles chegaram onde Arun havia caído (a doença), encontraram uma esposa. Amosu e Amore disseram a Orunmilá que a esposa era a dona da Aflição. Eles explicaram que qualquer homem que não tiver controle sobre seus desejos é candidato a aflição. Explicou também que Arun, a doença, também é vista se manifestando como a Aflição, que atinge sempre as pessoas doentes

Em busca do Ajogun Ejo

Continuando a jornada eles retornaram aquela encruzilhada e encontraram Ejo (a confusão), o terceiro Ajogun que assolava aquela cidade. E novamente pegaram um orogbo e mais uma semente de pimenta, jogando em seguida em Ejo. Não acontecendo diferente, Ejo quis fugir mais logo caiu ao solo, assim como Iku e Arun.

Chegando ao local onde Ejo caiu, Amosu, Amore e Orunmilá encontraram várias crianças. Amosu e Amore novamente explicaram a Orunmilá o que significava aquilo. A explicação dada foi que a disputa (Ejo – Confusão) é a dona das crianças. Eles disseram que o momento em que as pessoas chegam na maior idade, procuram uma mulher ou um marido para criarem uma família. E que geralmente esta procura é confusa, é disputada, além de em alguns casos serem demoradas. Mas logo depois que isso acontece, casais formados podem também ter confusões e brigas por não conseguirem algumas coisas, e uma das piores confusões vem quando a gravidez não acontece ou não é bem-sucedida

Em busca do Ajogun Ofo

E por fim, retornando a encruzilhada para exterminar o último Ajogun o Ofo, ou seja, a Perda, Orunmilá jogou a última semente de pimenta e o último orogbo, correndo em perseguição repetindo o fora feito com os três últimos Ajogun. Como acontecido com os três primeiros Ofo também caiu. Ao encontrar o local onde Ofo havia caído, Orunmilá, Amosu e Amore viram a Longevidade.

Amosu e Amore disseram a Orunmilá que Ofo é o dono da longevidade. Eles disseram que pessoas muito velhas sofrem muito na vida, tem perdas terríveis – memória, entes queridos, energia, vitalidade e assim por diante.

Logo depois de ter vencido os Ajogun com Amosu e Amore, Orunmilá voltou para Ile-Ife, um homem feliz. Ele ficou feliz por ter conseguido completar sua missão.

Essa foi uma das inúmeras estórias de Eji Ogbe, para saber mais sobre Odu Ifá e outros temas relacionados ao culto Yorubá, entre na nossa plataforma de cursos, Cursos Ile Ase Ifátokun.

Você também pode conhecer melhor alguns outros Odu em nosso Site.

Ire oo

Orunmilá gbe wa oo

Bábálawo Ifátokun

 

You are donating to : Marcar Jogo

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Nome *
Last Name *
E-mail *
Phone
Address
Additional Note
Loading...

Quero ter mais informações sobre o curso de Obi