Odi Meji e Sua casa, Eju - Ile Ase Ifatokun

Odi Meji e Sua casa, Eju

Odi Meji e sua casa, Eju
odi meji

Informações sobre Odu Ifá

Nome do Odu Ifá Odi Meji
Outras Informações Sua casa, Eju

História do Odu Ifá

Odi Meji e sua casa, Eju

Eju sempre foi a casa de Odi e lá ele vivera por muitos anos. Depois de certo tempo, Odi percebeu que os negócios não estavam indo muito bem. E percebendo isso, ele quis ir para a cidade de Oko, onde tinha a impressão que seus negócios iriam melhorar, prosperar.

Consultando Ifá

Como de costume, Odi buscou o auxilio de um Awo para consultar Ifá e ver o que ele poderia prever considerando esta mudança. Diante do Awo Odi fez as seguintes indagações:

  • Será que vou conseguir sucesso em Oko?
  • A riqueza estaria presente e o dinheiro seria abundante em Oko?
  • Vou conseguir paz de espírito, prestígio e honra em Oko?

Odi Meji nasceu, e com ele nascera a afirmação do Awo de que não haveria a necessidade de Odi deixar sua cidade natal e ir para outro lugar.

O Awo disse também que tudo que ele precisava da vida ele iria conseguir, que logo apareceriam em seu caminho. Odi foi aconselhado a oferecer Ebó e alimentar Ifá e Oke com Obi e óleo de palma (azeite de dendê). Além de todas as coisas supracitadas, o Awo também mencionou que Odi precisava de paciência, Suuru. Usando o proverbio: “Suuru ni Baba Iwa – a Paciência é o Pai dos Comportamentos”.

Os pensamentos de Odi

Odi sentiu que Awo não sabia do que estava falando, ainda mais que todos os que haviam ido para Oko receberam bençãos na vida. Odi não via razão para que seu caso fosse diferente. Por esse motivo, ele simplesmente ignorou o conselho de Awo.

Dois dias depois ele partiu para a cidade de Oko. Em Oko, sua situação cresceu de mal a pior. As coisas simplesmente não aconteciam, as pessoas se recusavam a trabalhar para ele. Chegou ao ponto dele consertar as próprias roupas, porque não podia comprar novas. Então decidiu fazer as malas e voltar para Eju.

O retorno de Odi

Assim que chegou a Eju sua terra natal e logo se direcionou a casa de seu Awo que consultou Orunmilá antes de ele fazer sua viagem. Rapidamente ele conversou com o Awo e pediu para que fosse realizada o Ebó prescrito anteriormente.

O Awo ofereceu o ebo para ele, alimentou Ifa e Oke e o aconselhou a ir para casa e exercitar a paciência (Suuru). Ele também foi avisado para nunca comparar seu sucesso ou fracasso com outras pessoas. Ele aceitou o conselho e foi para casa esperar ansiosamente pelo sucesso que Orunmilá havia reservado para ele.

Conclusão da Espera

Alguns dias se passaram, as pessoas começaram a ir à casa dele para obter conselhos espirituais. Faziam filas imensas para serem atendidos por ele. Logo depois, sua casa parecia uma colmeia de abelhas de tantas pessoas. Ele foi bem renumerado pelos seus clientes.

A quantidade de pessoas para atender era tão grande que ele não conseguia atender sozinho, foi onde conseguiu vários aprendizes para ajudá-lo. Ele começou a ser solicitado de longe e de perto. Em pouco tempo, seu nome era sinônimo de sua cidade natal. As pessoas começaram a dizer que estavam indo para Eju, a cidade de Odi. Ele se tornou um homem muito rico, altamente respeitado, honrado e prestigiado. Porque ele aprendeu a ser feliz com o que Ifá lhe deu, ele teve relativa paz de espírito.

Essa foi uma das inúmeras estórias de Eji Ogbe, para saber mais sobre Odu Ifá e outros temas relacionados ao culto Yorubá, entre na nossa plataforma de cursos, Cursos Ile Ase Ifátokun.

Você também pode conhecer melhor alguns outros Odu em nosso Site.

Ire oo

Orunmilá gbe wa oo

Bábálawo Ifátokun

You are donating to : Marcar Jogo

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Nome *
Last Name *
E-mail *
Phone
Address
Additional Note
Loading...

Quero ter mais informações sobre o curso de Obi