Iba, a reunião espiritual - Ile Ase Ifatokun

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Iba
24
jan

Iba, a reunião espiritual

Oyepolu e sua relação com Iba

Aboru aboye oo. Em religiões de matriz Africana vemos sacerdotes e sacerdotisas entoando rezas no início de vários rituais ou antes mesmo de consultar algum oráculo e muita das vezes não sabemos ao certo o que eles estão querendo dizer com aquilo, ou até, nem sabemos o porquê daquilo – isso é Iba.

Isso se deve ao fato de que muitas das coisas que praticadas nos nossos cultos foram passadas através da oralidade, por meio de repetições e também porque por muita das vezes, em virtude da hierarquia ficamos preocupados se devemos ou não perguntar o que cada ritual ou reza significa.

E é por essa razão, que gostaria de compartilhar este texto com os seguidores do Ile Ase Ifátokun, sejam filhos do Egbe ou seguidores do site.

Iba, na língua Yoruba (para fins religiosos) significa reunião, e como estamos falando do mundo físico e espiritual, posso afirmar que esta reunião esta diretamente conectada aos dois lados. É quando reunimos os filhos e visitantes do Egbe e buscamos formar uma egrégora com o mundo espiritual para que juntos possamos criar o Ase coletivo e realizar os Oros (rituais) com o devido suporte espiritual.

A minhoca não tem braços e nem pernas, ela faz Iba para que a terra se abra para que ela possa entrar.

Oturupon Meji e uma de suas estórias

O corpus literário de Ifá explica isso no Odu Ifá Oturupon Meji, onde o mesmo conta a história de Oyepolu. Vejamos:

Oyepolu era uma criança de aproximadamente 11 anos de idade. Ele era filho dos principais sacerdotes do Culto a Orunmilá cuja responsabilidade além de cuidar do Templo em Ile-Ifé, também os cabia a responsabilidade em fazer as oferendas anuis a Orunmilá.

Oyepolu, devida a pouca idade somente brincava, e não se dava conta das responsabilidades que seu pai e mãe tinham, ele somente brincava com seus amigos. Antes de completar os 12 anos de idade, os pais de Oyepolu sofreram um trágico acidente, o que os levou a óbito.

Diante daquele fato e devido a proximidade da realização da cerimonia anual de Ifá, os sacerdotes ficaram desesperados para saber quais pessoas iriam fazer a cerimônia para aquele grande Orisa. Muitos queiram por puro ego, outros por poder, e alguns por saber a importância daquele momento para o povo de Ile-Ifé.

A confusão

Os Awo mais velhos começaram a se movimentar e buscar ajuda de Orunmilá, onde o mesmo sempre dizia que quem deveria conduzir a cerimonia seria Oyepolu, um menino de quase 12 anos que não sabia absolutamente nada sobre os rituais que deveriam ser feitos.

Oyepolu por sua vez, ficou completamente perdido, primeiro pela tragédia que ocorrera com seus pais, e claro, pela responsabilidade em fazer um ritual que ele ao menos lembrava de como tinha sido o último, visto que a atenção dele sempre era com as brincadeiras realizadas quando as crianças se juntavam nas festas.

A orientação de Orunmilá

Após muita pressão dos Awo, Oyepolu precisou procurar um Bábálawo que sempre foi amigo de seus pais (e que era muito reconhecido por sua integridade), para com ele consultar e entender a vontade de Orunmilá. Ainda em prantos e perdido, Oyepolu sentou-se na esteira do Awo para que ele pudesse fazer o jogo, onde nascerá Oturupon Meji. Com o nascimento deste Odu, o Awo começou a conversar com Oyepolu fora dos olhos das pessoas que ali estavam, para com ele descobrir o que Orunmilá havia dito, além de preserva-lo dos problemas que poderiam ocorrer.

Oyepolu naquele instante foi orientado pelo Awo que ele deveria fazer toda a cerimônia para Orunmilá e disse que ele, o Awo, estaria próximo para orientar quando o dia chegasse. Disse algumas palavras que eram para repetir no momento do Oro e após o Ebó, conseguiu trazer mais conforto sobre a morte de seus pais.

O dia do Oro

Chegada a hora do Oro, todos grandes sacerdotes e sacerdotisas se arrumaram pomposamente, os que queriam o poder se preocuparam me mostrar que poderiam mais que Oyepolu, não queriam que aquela cerimônia desse certo. Não entendiam o porque aquele “menino” deveria fazer aquilo que era responsabilidade de homens “sábios” e maduros.

A festa começou, e todos estavam aguardando a chegada de Oyepolu e seu amigo Awo, todos queria ver como seria realizada tal oferenda que era de grande importância para todo aquele povo. Até os que não estavam querendo o poder estavam preocupados, porque acreditava-se que aquela Oro era o principal Oro do ano. Por esta razão, até mesmo os que não tinham interesse naquele cargo ficaram bem inquietos por estar deixando tal responsabilidade na mão de uma criança. Mas como foi ordem de Orunmilá, todos deixaram acontecer.

Iba

Chegado o grande momento, diante de todos aqueles materiais, Oyepolu se aproximou, junto dele o Awo, e começaram a aprontar as coisas para o Oro. O Awo ajudou até o momento em que nascerá o Iba. Cada produto, cada animal, cada oferenda, todos foram colocadas diante do sagrado, onde Oyepolu dizia:

“Vocês que moram no céu, venham até mim, entrem no meu corpo para que possa realizar tal oferenda. Neste momento é o mel que está em minhas mãos, eu não sei usar, venham, segurem minha mão e me ajudem a colocá-lo.

Pai, mãe, agora estou com a bebida, não sei o que significa e nem tão pouco com usá-la, usem minhas mãos para que ela cumpra seu propósito.

Você que estão do céu, me ajude a colocar o sal, não sei sua função, mas vocês sabem.

Resultado do Iba

Desta forma todos os produtos foram usados, a oferenda foi entregue, e mesmo sem a ritualística mais sofisticada, até os Awo que não queriam aprenderam naquele momento, nascia o Iba. A partir daquele momento o Awo que já era respeitado ganhou mais prestígio e um novo Awo nasceu para ajudar junto com Orunmilá aquela terra sagrada.

Conclusão

E foi desta forma, buscando o apoio ancestral, buscando os que fizeram antes, é que o Awo mostrou a partir de Oturupon Meji, como Oyepolu deveria fazer todo o Oro, nascendo ali o Iba, reunião que até hoje praticamos quando rezamos antes de todos os Oro realizados em nossa casa ou na casa de nossos pai e irmãos.

Quer saber mais?

Essa foi uma das inúmeras estórias de Oturupon Meji que é explicada ainda com mais detalhes em nosso curso de Obi, que você pode ter acesso em nossa plataforma de cursos, Cursos Ile Ase Ifátokun.

Você também pode conhecer melhor alguns outros Odu em nosso Site.

Ire oo

Orunmilá gbe wa oo

Bábálawo Ifátokun

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